domingo, 21 de outubro de 2007

Cabelos Sábios


Estamos vivendo em uma época que cor de cabelo não é mais genética. Na maioria das vezes. Agora todo mundo pinta e repinta do jeito e da cor que bem entender. E nisso existe tanto lados positivos quanto negativos. Mas o que falar sobre os que pintam seus cabelos brancos? Não há porque julgar ninguém. Quem pinta, tem um motivo, e devemos respeitar. Mas se pudéssemos ver os cabelos brancos com outros olhares, talvez nem tanta gente esconderia-os.

Quando não aparecem precocemente na adolescência, aparecem por decorrência da idade, é sobre esses especificamente que eu quero lhes falar. Cabelos brancos e grisalhos normalmente provem da falta de melanina. Mas enquanto algo se perde, algo se ganha. Quando algo se vai, algo vem. E nos cabelos não é excepção. Se os cabelos de alguém são brancos de idade, é porque alguns anos de vida já foram vividos. Muitas experiências adquiridas e situações vencidas. Isso, no meu ponto de vista, tem outro nome: sabedoria. Durante esse tempo todo, enquanto eles esbranquiçavam os conhecimentos eram adquiridos. Isso talvez seja o motivo do porque os mais sábios são os idosos, na maioria das vezes. Como por exemplo, nas tribos indígenas. São os idosos que transmitem oralmente a cultura de geração em geração. Por mais que não tenham suficiente força física, eles são todos “Sansões”, porque suas forças estão nos cabelos. É uma força intelectual e inteligente, que só vivendo como eles, para se ter.

Mas infelizmente, assim como os Nômades faziam de deixar os idosos para trás em suas longas jornadas, a sociedade hoje em dia “deixa” os idosos e seus cabelos. Quando impõe que cabelos brancos são sinónimos de falta de vivacidade e inutilidade. Sendo que muitas vezes visto como algo a se envergonhar! E está extremamente errado. E conforme a expectativa de vida vem aumentando, pessoas com esses pensamentos medievais também. E é tudo uma cadeia: Mais cabelos brancos, mais pensamentos errados, mais vergonha e mais dinheiro pra L’Oréal, Garnier e cia...

A solução é viver bem, aproveitar, experimentar bastante, e com saúde. Para que quando os cabelos brancos vierem, não nos causem vergonha. Causem orgulho e maravilhosas lembranças. Porque no fundo é isso que eles são. Assim, nada poderá fazer com que nos envergonhe. Mas para isso, basta que a sociedade aceite, que tudo na vida uma hora chega, e não é feio ter cabelos brancos e muito menos vergonhoso! É belo e mostra sabedoria tê-los e mostrá-los! Respeitemos os diversos “Sansões” que hoje cruzam por nós nas ruas, e nem imaginamos o quanto eles podem nos ensinar e tem pra falar!

Tudo bem que ás vezes perdemos a calma, mas é porque vivemos (infelizmente) em dimensões diferentes que os idosos. Eles vêem o mundo de uma maneira que nós, com o pouco tempo de vida, não temos e nem ainda sonhamos em ter. Por isso há esse choque. Enfim, os possuidores de tais belezas que são os cabelos brancos podem então se orgulhar: a sabedoria está literalmente em suas cabeças!


Inspirada por: ♫ Marisa Monte (Diversas Músicas) ♫

7 comentários:

Marina disse...

Quando eu ficar velinha, pretendo cultivar cabelos brancos. Acho muito bonito!
E concordo contigo quando tu diz que as pessoas não respeitam os idosos, eles merecem tudo de melhor, afinal conhecem o mundo muito melhor que os jovens. São sábios, eles e seus cabelos desprovidos de cor.

Obs: Vamos pagar micos sim! =D
Te amo negona...vem logo pra Esteio!

Tüppÿ disse...

Oi Rafaela !

Tudo bem?
A propósito, o blog Admirável Mundo Estúpido é o meu blog (eu sou a Luiza, amiga da Flávia).
O dela é esse aqui, ó: http://wehaveanemergency.blogspot.com/

Beijos!

Breno disse...

Oi Rafaela !
Adorei saber que você leu e gostou do meu blog, muito obrigado.
E por isso mesmo dei uma bisbilhotada no seu, caso você não se importe: achei muito legal você ter postado sobre a Judy Garland, como ela foi fantástica e no entanto terminou em declínio.
E seu post sobre a Velhice ficou muito bom, parabéns! Acho que você escolheu as palavras certas e olhou por um lado pouco visto para analisar a questão dos 'cabelos brancos' =)
Parabéns, vou esperar pelo próximo!

Beijos

Tüppÿ disse...

Huhahuahuahuahuauha

Nada, que isso xD

Ah, e seus posts são muitos legais!

Beijo!

João Miguel disse...

Oi, Rafaela!
Que surpresa! Obrigado pelo comentário, pela visita e pelo link. Minha lista de blogs para visitar aumentou agora :)
Beijo!

Jeh disse...

Raaafa, parabéns.. adorei todos os textos, muito bons !
Mostram que todas as notas boas que você tira em Redação são realmente merecidas :D

Beijos, te amoo !

Julia disse...

Rafa!
Tá lindo seu blog, adorei os textos :D
Já coloquei seu link no meu também, ok?
Beijos ^^

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin