terça-feira, 25 de setembro de 2007

Em Caso De Despressurização (Martha Medeiros)

23 de setembro de 2007 | N° 15375

Martha Medeiros

Em caso de despressurização

Não se sinta culpado em pensar em si próprio. Se quer colaborar com o mundo, comece por você

Eu estava dentro do avião, prestes a decolar, e pela milionésima vez escutava a orientação do comandante: "Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente a sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver a seu lado". E a imagem no monitor mostrava justamente isso, uma mãe colocando a máscara no filho pequeno, estando ela já com a dela.

É uma imagem um pouco aflitiva, porque a tendência de todas as mães é primeiro salvar o filho e depois pensar em si mesma. Um instinto natural da fêmea que somos, todas. Mas a orientação dentro dos aviões tem lógica: como poderíamos ajudar quem quer que seja estando desmaiadas, sufocadas, despressurizadas?

Isso vem de encontro a algo que sempre defendi, por mais que pareça egoísmo: se quer colaborar com o mundo, comece por você.

Tem gente à beça fazendo discurso e reclamando em nome dos outros, mas mantém a própria vida desarrumada. Trabalham naquilo que não gostam, não se esforçam para manter uma relação de amor prazerosa, não cuidam da própria saúde, não se interessam por cultura e informação e estão mais propensos a rosnar do que a aprender. Com a cabeça assim minada, vão passar que tipo de tranqüilidade adiante? Que espécie de exemplo? E vão reivindicar o quê?

Quer uma cidade mais limpa, comece pelo seu quarto e seu banheiro. Quer mais justiça social, respeite os direitos da empregada que trabalha na sua casa. Um trânsito menos violento, é simples: avalie como você mesmo dirige. E uma vida melhor para todos? Pô, ajudaria muito colocar um sorriso neste rosto, parar de praguejar, encontrar soluções viáveis para seus problemas, dar uma melhorada em você mesmo. Tudo o que nos acontece é responsabilidade nossa, tanto a parte boa como a parte ruim da nossa história, salvo tragédias pessoais e abandonos sociais. E, mesmo entre os menos afortunados, há os que viram o jogo, ao contrário dos que viram uns chatos.

Antes de falar mal da Caras, pense se você mesmo não anda fazendo muita fofoca. Coloque sua camiseta pró-ecologia, mas antes lembre-se de não jogar lixo na rua e nem de usar o carro desnecessariamente. Uma coisa está relacionada com a outra: você e o universo. Quer salvá-lo? Garanta-se primeiro. Não se sinta culpado em pensar em si próprio. Cuide da sua saúde. Arrume o que é seu. Agora sim, estando quite consigo mesmo, vá em frente e mostre aos outros como se faz.


Muito Bom ! (:

De Um Pecado A Evolução

Defina qual é o seu maior pecado, entre os sete. Gula? Foi o que eu pensei... Preguiça? É todos somos preguiçosos... Mas eu quero o seu pecado mais profundo. O mais intimo, o que mais te constrange. Fica dificil né? Mas mesmo assim, você não vai adimiti-lo. Talvez tente me enganar dizendo que é a avareza ou a inveja... E para os mais corajosos a luxúria. E vai ser sempre assim, o ser humano é pecaminoso só que não gosta de assumir. O pior é que sabemos que é normal e aceitável que pecados façam parte do nosso cotidiano. Porém até quando, todo mundo vai fingir que não peca, que não tem desejo de pecar? Talvez o homem fosse muito mais evoluido e nem tantas desgraças teriam acontecido porque quem assume que peca está muito mais favorável a repitir e acertar ou a repitir e melhorar. Sabe, pecados e erros são necessários, é parte integral e fundamental da vida e sem isso muito momentos não estariam gravados na sua mente até agora, como um que vem agora na sua cabeça, te lembrando daquela vez que você ... Por isso é assim, os pecados fazem parte, e deles é que surgem o prazer de aprender, evoluir e viver. E sem o pecado todos seriam santos, e uma terra de santos deve ser chata. Eu não quero um mundo de santos, eu quero um mundo de pecadores inteligentes. Que sabem usar de seus erros pra evoluir. Foi assim com o casal do Éden não foi? Eles pecaram, pagaram as consequências mas acabaram refletindo e buscando o melhor. Afinal, é mais gostoso quando é assim ... Se tudo já fosse perfeitinho e corretinho, que sentido você faz ai? Nenhum, certo? Enfim, é SÓ AGORA que você tem pra pecar e evoluir.

Mais uma vez, mais uma vitima ...

Eu sou uma grande vitima da internet. Me proponho sempre a postar em milhares de fotologs que já tive... Mas normalmente acabo abandonando, e quando volta aquela vontade de postar fotos ou eu crio um ou ressucito outro! Mas até que um dia um recado no orkut, de uma amiga minha que também tinha feito um desses blogs, me fez pensar, que na verdade o que eu sempre quis foi expor meus pensamentos e tudo que eu escrevo e as vezes só algumas pessoas lêem. Foi então que eu comentei no blog dessa minha amiga, e vi que eu já tinha uma conta aqui (aliás com o meu e-mail pré-adolescente que eu já estou tentando acabar ...) e pensei: porque não?
E agora eu tô aqui, me tornando mais uma vez uma vitima consciente de outra conta na internet. Mas dessa vez eu tô pensando positivo: sem abanonos é que se vai pra frente! ;)

beijos ... e sigam meu exemplo ! haha (:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin