sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Noite Enfadada

Aquele tédio me dominava e alastrava. Os minutos nunca foram tão divagares como daquela vez. Eu fiquei um tanto quanto espantado. Não parecia com o meu mundo. Aquele em que o relógio era sempre o vencedor das corridas. Que mais se apressava. Ele parecia não fazer mais questão de passar. De se esgotar. E isso me deixava, mais entediado, é claro. Olhava para janela: aquela chuva feia, pingando gota por gota, como se acompanhasse o ritmo do tempo. A luz do pisca-pisca do carro da polícia invadia minha humilde sala, lotada de penumbras e sombras. Iluminava-me de vermelho e azul. Eu me olhava no espelho e não vida nada. Só luzes. Meu sofá branco, refletia as cores que então o pintavam. Nada era absorvido. E o tempo continuava, na sua longa jornada de correr os ponteiros. A chuva parecia já cansada de ser tão lerda. Mas não achava forças para enfurecer. Ninguém dava bola para chuva. O tempo chamava mais atenção. O rádio anunciava que o sol viria a brilhar. Mas eu não queria isso. Amanhecer? Pra que? Não queria ver meu rosto no espelho, não com a luz solar. Mas do que adiantava, o carro da policia já se ia. O tempo de patrulha deles parecia ser o mais rápido e apresado. E o meu? Meu tempo era um enorme preguiçoso, sempre indo na valsa. Foi quanto me senti ser engolido. Era o tempo que me mastigava brutalmente e o sofá que me engolia. Sentia-me digerido com a ajuda das almofadas. Eram como enzimas que aliviavam o meu tédio. E o sofá, o aumentava. Eu fui aceitando. O sofá me engolindo, o tempo valsando, as almofadas ajudando, e eu parado, na pura inércia de um ser humano. A luz do sol já podia se ver. Mas agora, não via mais meu rosto no espelho, não por falta de luzes, eu tinha sido engolido totalmente pelo meu sofá branco.



Inspirada por: ♫ Paciência – Lenine ♫

Diga X !


Hoje, 25 de Outubro, dia do dentista brasileiro e da saúde dentária nada melhor do que falar do sorriso. Do latim: subrisu, ele vem desde que o ser humano existe e evolui, a forma mais singela e nobre de expressar felicidade. Não importando apenas os dentes que se mostram entre os lábios, o sorriso é condutor de energia. Uma força da alma, positiva e que trás diversos benefícios para quem a possuí. O sorriso tem efeitos incalculáveis. Tem o poder de mudança até hoje não explicado. A quantidade de coisas que um sorriso pode mudar, também é incontável. Basta olhar para todo seu passado: quanta coisa se fez diferente por causa dele!

Muitos dizem que o sorriso é a riqueza que se doa sem se perder, e enriquece bastante quem o recebe. Além de embelezar quem quer que seja. Porque a mesma energia que ele carrega, ilumina e se faz refletir. Sorrisos são investimentos diários, que sempre dão certo. E independe de classe social ou renda. É de qualquer um, é de todos. É universal. Entendido por bebês a idosos. Nossa espécie tem o sorriso monopolizado, já que somos os únicos animais no planeta Terra a possuir essa dádiva.

Infelizmente, muitos não sabem o poder do sorriso, “desaprendem” ou deixam de sorrir por vários motivos. Os principais: depressão, pessimismo, mau humor... A saúde então, também é afetada, e muito. Pessoas bem humoradas e otimistas vivem mais e melhor. Já dizem várias pesquisas. E conseguimos ver isso nas pessoas que nos rodeiam. O sorriso evita problemas cardiovasculares e então aumenta a expectativa de vida. Dissipa sentimentos ruins, move diferentes músculos faciais, e pode até mesmo equivaler a exercícios físicos como a ginástica!

Até mesmo a alimentação interfere no ato de sorrir: frutas, azeite de oliva, folhas... São digamos assim “amigos do bom humor” porque liberam alguns hormônios lá e blá blá blá. Mas assim como existem os amigos, há os “inimigos” (de sempre, aliás): frituras, gorduras, carne vermelha... “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que á ponta da espada”, já dizia William Shakespeare. Ele provavelmente não estava errado. Tudo fica mais fácil com a força de um sorriso bem dado. É contagioso, e pode parecer estranho mas é a solução de tantos problemas e dilemas.

Por isso tudo e muito mais, o sorriso deve ser lembrado e muito bem cultivado. Por ele ter essas funções múltiplas na vida de todos nós. Poder curar, confortar, acalmar, alegrar, embelezar, intensificar a vida.

Então escove seus dentes e saia por ai sem vergonha de sorrir e ser feliz!



Inspirada por: ♫ Cidade Negra – (Diversas) ♫


PS.: Eu sei que hoje é dia 26, mas eu fiz esse texto ontem, e postei hoje.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin