quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tempos de Copa!

Tudo uma beleza! Muita torcida, muitas cores, muitas festas!

E que bom que é assim! Mas por outro lado...

Pouca idéia, pouca pauta, muita apelação.

Isso porque boa parte da mídia brasileira tem caído em repetição como nunca.Parece ter sofrido um efeito avassalador das “vuvuzelas”, a ponto de viciar-se no assunto que as contém.

Vejo, mais especificamente nas grades de programação aberta, como as pautas dos telejornais andam com uma falta de idéia do que falar, que na verdade seria melhor definida como falta de boas análises. Aliás, simplesmente falta de parar um pouco e olhar para o Mundo afora. Já estou cansada desta mastigação maçante da derrota do Brasil para a Holanda.

Acredito eu, que nós – telespectadores e povo brasileiro - já assimilamos que os repórteres estão buscando entender porque fomos eliminados da Copa do Mundo da África. Afinal, estamos juntos nessa, não é mesmo? Aliás, eu e a torcida – a favor e contra – do Flamengo também gostaríamos de uma explicação pontual. Eu disse: gostaríamos! Porque explicações existem muitíssimas, opiniões então, nem se fala! Achar uma pontual não é tarefa fácil, sequer possível.

Mas daí a fazer dessa procura pela razão da perda o assunto das matérias, do conteúdo do horário nobre da televisão brasileira, é revoltante. Quem trabalha com televisão – e quem está começando a entender o trabalho nela – sabe o quanto são valiosos segundos em uma transmissão. E ainda assim, segundos são dados para serem cuspidos em rede nacional.

Senão, me digam qual a serventia tem a suposta explicação do pé frio do Mick Jagger! As coincidências das suas aparições com as perdas são engraçadas? Claro! Ok! Vamos rir disso! Ele é uma celebridade que chama a atenção por onde passa e gera comentários? Sim! Comentemos! Mas também saibamos dar um rumo diferente nas discussões, nos comentários. Porque amanhã ou depois, o Mick Jagger morre, e seria uma pena se ficássemos sem assunto. Ou não, porque a morte dele servia para tal, né? Mas enfim...



Agora dizer que o sujeito tem pé frio porque é ALTO, MAGRO e INVEJADO, e mais, QUE PESSOAS QUE SÃO MUITO INVEJADAS SÃO – categoricamente – PÉ FRIAS, já passou um pouco do limite, não?

O problema é que a mídia brasileira se abastece de polêmicas. Umas muito importantes e utilitárias, outras tão inúteis e indiferentes quanto a presença do Mick Jagger para a decisão do resultado de um jogo de futebol. Ou, para citar um exemplo, saber detalhes da separação da Stephanie Britto com o Pato realmente acrescentou algo a sua vida? Isso para citar UM exemplo.


Espere durante uns quinze minutos em um salão de beleza que você encontrará mais centenas, no conteúdo disponibilizado para o seu entretenimento durante a espera.


No entanto, seria mais do que injusto criticar de forma ampla e abrangente a mídia brasileira quando quem a faz, de uma forma ou de outra, somos nós. A população brasileira. E nisso, claro, eu me incluo. Isto tudo é um grande reflexo de como se dão, em geral, as nossas rodas de conversas. O assunto mais interessante e mais comentado sempre acaba sendo o amigo gay que está começando a sair do armário, a terceira que tomou porre no último fim de semana, o deslize do colega, o término do fulano e por aí vai... E vai longe!

Nós nos alimentamos do que também damos de comer...



Enfim, isso foi mais um desabafo do que propriamente um texto! Fiz no último domingo, dia 4 de Julho!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin