quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Consciência Negra?


.O mundo que já foi Pangéia, hoje é uma enorme divisão. Em uma época de tantas confusões, onde o que mais perece, e mais se necessita, é a união da Humanidade. Sem hipocrisias, é bom procurar saber de onde nasce essa divisão tão forte. Quase que certamente, enraizada um pouco em cada povo, em cada cultura, está a questão das raças. Por mais que soe normal algumas pessoas já mostraram como dizer Raças (ou Racismo) talvez esteja errado. Seguindo a linha de pensamento, de que somos todos seres humanos, somos então de uma única raça: a humana. E o que há no fundo, são etnias. E nada mais. Apenas origens. Então, atualmente procuro falar preconceito a racismo. Porém há ainda muito que discutir, sobre essa questão, digamos assim, “etimológica das palavras” (então, usarei o termo racismo, por motivos de convenção.).

.Mas afinal, o Brasil, é ou não um país racista? Pelo meu ponto de vista, atual, que já foi muito diferente antigamente, acredito que não. Porque vendo por um lado institucional, não há no Brasil de hoje, leis em funcionamento que separem direitos, para negros ou para brancos, e quais cores suas peles tiverem. Perante a lei, somos todos iguais e com mesmo direitos. Porém, existem projetos como os de cotas em universidades e entre outros. Além, de leis que tornam o racismo, ato criminoso. O racismo no Brasil é crime inafiançável e que pode até mesmo dar cadeia.

.Mas não há como negar, que o Brasil é um país de racistas. É impossível dizer diferente. Miscigenado e totalmente misturado, nossa pátria não tem origens únicas. O que gera inúmeras discussões. E acaba criando em muitos, um sentimento de rejeição a uma determinada raça (etnia). Por fim, o racismo no Brasil, foge de uma questão legal ou institucional, para a social e quem dirá cultural. É muito mais, uma questão da cabeça e opinião de cada um.

.O que o governo e os meios de comunicação em geral têm a fazer num país como o nosso, é não motivar esse sentimento. E repreendê-lo. Representando negros, índios, pardos, de maneira justa. Na educação por exemplo, não aprendemos absolutamente nada sobre a África e a sua tão importante e influente história. Porque, os programas escolares “etnocentrizam “ as nações européias? Ou por acaso, o povo Africano não influiu em nada para a nação brasileira? Porque até hoje nenhuma novela teve como núcleo principal, uma família negra? Porque nenhuma princesa de histórias infantis é negra? Porque a raça negra é tão ligada a pobreza e vice-e-versa? Tudo isso, são perguntas, que um povo como o brasileiro, em pleno desenvolvimento não pode deixar de se perguntar. Porque não adianta evoluir na economia, se somos um país atolado pelo racismo. Racismo esse, que empacou e empaca o Brasil em muitas coisas. Vendo que o Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão. Caso que deveria nos envergonhar por completo.

.Enfim, todos (e eu me incluo por inteira nisso) devemos rever nossos valores, e nossas atitudes em relação ao outro. Porque preconceito seja qual for, é cruel e ultrapassado. E nem um país um dia merecerá o titulo de desenvolvido enquanto o racismo reinar nas nossas mentes e ações. Que infelizmente, reina.

Inspirada por: ♫ Fugees - Ready Or Not/ Fugees - Ready Or Not Techo / Bob Marley – No Woman No Cry

◘ Happy Hour/ GNT – 20/11/2007 (O Brasil é um país racista?)

PS.: “etnocentrizam “ – Sim, eu criei essa palavra! Derivada de ‘etnocentrismo’. Acontece que eu não achei outro modo melhor de falar.

PS2.: Eu ainda preciso rever muito os meus valores e ação em relação a isso, e assumo, sem hipocrisia.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin