sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Diga X !


Hoje, 25 de Outubro, dia do dentista brasileiro e da saúde dentária nada melhor do que falar do sorriso. Do latim: subrisu, ele vem desde que o ser humano existe e evolui, a forma mais singela e nobre de expressar felicidade. Não importando apenas os dentes que se mostram entre os lábios, o sorriso é condutor de energia. Uma força da alma, positiva e que trás diversos benefícios para quem a possuí. O sorriso tem efeitos incalculáveis. Tem o poder de mudança até hoje não explicado. A quantidade de coisas que um sorriso pode mudar, também é incontável. Basta olhar para todo seu passado: quanta coisa se fez diferente por causa dele!

Muitos dizem que o sorriso é a riqueza que se doa sem se perder, e enriquece bastante quem o recebe. Além de embelezar quem quer que seja. Porque a mesma energia que ele carrega, ilumina e se faz refletir. Sorrisos são investimentos diários, que sempre dão certo. E independe de classe social ou renda. É de qualquer um, é de todos. É universal. Entendido por bebês a idosos. Nossa espécie tem o sorriso monopolizado, já que somos os únicos animais no planeta Terra a possuir essa dádiva.

Infelizmente, muitos não sabem o poder do sorriso, “desaprendem” ou deixam de sorrir por vários motivos. Os principais: depressão, pessimismo, mau humor... A saúde então, também é afetada, e muito. Pessoas bem humoradas e otimistas vivem mais e melhor. Já dizem várias pesquisas. E conseguimos ver isso nas pessoas que nos rodeiam. O sorriso evita problemas cardiovasculares e então aumenta a expectativa de vida. Dissipa sentimentos ruins, move diferentes músculos faciais, e pode até mesmo equivaler a exercícios físicos como a ginástica!

Até mesmo a alimentação interfere no ato de sorrir: frutas, azeite de oliva, folhas... São digamos assim “amigos do bom humor” porque liberam alguns hormônios lá e blá blá blá. Mas assim como existem os amigos, há os “inimigos” (de sempre, aliás): frituras, gorduras, carne vermelha... “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que á ponta da espada”, já dizia William Shakespeare. Ele provavelmente não estava errado. Tudo fica mais fácil com a força de um sorriso bem dado. É contagioso, e pode parecer estranho mas é a solução de tantos problemas e dilemas.

Por isso tudo e muito mais, o sorriso deve ser lembrado e muito bem cultivado. Por ele ter essas funções múltiplas na vida de todos nós. Poder curar, confortar, acalmar, alegrar, embelezar, intensificar a vida.

Então escove seus dentes e saia por ai sem vergonha de sorrir e ser feliz!



Inspirada por: ♫ Cidade Negra – (Diversas) ♫


PS.: Eu sei que hoje é dia 26, mas eu fiz esse texto ontem, e postei hoje.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin