segunda-feira, 6 de julho de 2009

Uma repressão, um ponto de vista

Sei que já é um pouco tarde para tecer comentários a respeito do seguinte assunto. No entanto, venho a dias querendo falar sobre isso.


"22 de junho, 2009

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, criticou nesta segunda-feira o uso da burca - traje usado por mulheres muçulmanas que cobre todo o corpo e só deixa os olhos à mostra - e afirmou que não há lugar para esse tipo de vestimenta na França.

BBC do Brasil"

Exatamente, meus caros.

Sarkozy parece ter aderido ao jeitinho típico americano, de nação liberal com missões civilizatórias. Não com toda aquela pompa de um Destino Manifesto, mas pelas beiradas, a velha França da maior revolução que o mundo já presenciou, parece buscar justificativas estratégicas para atitudes no mínimo estranhas.

Devido ao crescimento de imigrantes tanto Árabes como Africanos, a França vêm ganhando cada vez mais adeptos de um discurso xenófobo capaz de se defender em qualquer acessório religioso, até mesmo em um véu.

O paradoxo simultâneo da necessidade e da rejeição do estrangeiro é o típico cenário europeu do século XXI. O que mais me faz pensar é se ao proibir o uso da burca nas escolas francesas, o real objetivo é acabar com uma repressão ou criar outra...

Aliás, mais uma repressão! Afinal, o que seriam aqueles estereótipos de corpo e rosto estampados nas capas das revistas se não uma das maiores repressões do mundo feminino? O que vestir, quanto pesar, a quem se igualar... Isso tudo é inconscientemente empurrado para dentro das mentes das milhares de mulheres, e não só francesas, mas do mundo todo!


2 comentários:

Leandro disse...

Calma Rafa, seu post tocou exatamente no assunto que eu conversei com dois amigos meus hoje. Como vou transformar isso num texto, não vou poder te antecipar nada, a menos que fosse reservado (estilo as salas de bate-papo do início do século XXI)poderia fazer isso, mas divulgar aqui não vou pra não publicarem a idéia antes de mim (hoje eu estou muito pouco modesto! hahaha). Então, fico te devendo o comentário no seu blog sobre seu post.
Ah, gostei muito do seu comentário, descobri que eles fazem falta. Comente sempre por lá.
Beijo!

Leandro disse...

Pronto Rafa, tá lá.
Beijo

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin